" Hipoxia e o Desenho" Kangchenjunga 8586m


Kangchenjunga 8586m | Himalaya| Nepal/SIKIM

Em 2006, inserido no Projecto " Á Conquista dos Picos do Mundo" do meu amigo João Garcia,
iniciamos este ciclo de Expedições com o Kangchenjunga. A 3ª Montanha mais alta da Terra, talvez a mais remota e isolada do Himalaya e considerada a mais "Dura"...

Bom, paralelamente com o meu objectivo de Escalar esta montanha, estava também interessado em registar como é que o efeito da altitude ía influenciar o desenho.
Antes da Expedição começar, num dos dias de prepraração logística em Kathmandu, escrevi no meu Sketchbook o seguinte:


" Hipoxia e o Desenho"


A falta de oxigénio em altitude afecta todo o nosso organismo, assim como a nossa motivação e todos os movimentos cinéticos.

Neste caso a representação pictórica torna-se diferente da forma como a representamos em baixa altitude.
É este tipo de representações pictóricas que vou registar ao longo da expedição:
+ 1 Desenho por dia
+ Tipo de Representação
+ Altitude

+ Motivação

O Kangchenjunga é conhecido como " Os Cinco Tesouros da Grande Neve", não so cheguei a encontar, mas curiosamente fiquei com Exactamente 5 Pontos no Abdómen, porque após cerca de 1 Mês na Montanha sofri uma apendicite a 6100m, regressei de helicóptero a Kathmandu, onde fui operado de urgência e regressei a Portugal, desde então ainda não voltei ao Himalaya...
Os desenhos não foram muitos.

p.s.
Veja aqui SIC Online | Diários da Expedição :

Comentários